Paulo, o Apóstolo de Cristo, foi sem dúvida um dos personagens bíblicos mais importantes para a formação da teologia cristã que temos hoje.
Para você entender a dimensão e a importância de Paulo para o Cristianismo, saiba que ele foi o autor de mais da metade do Novo Testamento. Dos 27 livros, 13 tem seu nome vinculado, ainda que existam controvérsias:
- 1 Coríntios
- Romanos
- Filipenses
- Filemon
- 1 Tessalonicenses
- 2 Tessalonicenses
- Gálatas
- 1 Timóteo
- 2 Timóteo
- Tito
- Hebreus
- Efésios
- Colossenses
Origem e formação de Paulo
Paulo, também era chamado de Saulo, nascido em Tarso, uma região da Cilícia, hoje Turquia, nasceu em 5 a.C. (antes de Cristo), portanto, quando Jesus foi crucificado ele tinha entre 30 e 40 anos.
Paulo, apesar de ter nascido em Tarso, uma cidade muito importante economica e culturalmente, tinha cidadania romana. Esse detalhe da cidadania será utilizada por Paulo mais a frente.
É bom se situar na história e lembrar que o Império Romano dominava boa parte da Europa, da África e Oriente Médio e conduzia seu governo com muito autoritarismo, portanto, ter cidadania romana era um privilégio para a época.
Paulo teve Gamaliel como professor, um dos teólogos mais famosos entre judeus. Paulo estudava, falava vários idiomas, era culto, conhecia muito sobre as Sagradas Escrituras e entendia que o movimento crescente dos cristãos representava perigo ao judaísmo.
Paulo, o Perseguidor de Cristãos
Paulo achava que Jesus de Nazaré era uma farsa, e inclusive por isso tenha sido crucificado, além disso, entendia que todos que o consideravam o Messias e seguiam sua Palavra deviam ser punidos.
Um dia, Estevão, um destes seguidores de Jesus, foi cruelmente apedrejado até a morte. Paulo testemunhou e aprovou a atitude. Mais tarde pediu autorização aos líderes judeus para caçar, prender e punir outros que estivessem espalhando tal heresia sobre o filho de Deus.
Paulo então ficou conhecido como perseguidor de cristãos.
As últimas palavras antes de Estevão ser assassinado foram:
Vejo o céu aberto e o Filho do homem de pé, à direita de Deus.
Jesus, receba o meu espírito. Senhor, não os consideres culpados deste pecado – Atos 7:56-60
Paulo, a caminho de Damasco, sabendo que lá viviam judeus que consideravam Jesus como filho de Deus, seguiu com seus soldados com o intuito de prendê-los.
A conversão de Paulo
Na estrada para Damasco, Paulo foi interrompido por uma forte luz que o cegou, ele e seus guardas então ouviram uma voz:
– Saulo (Paulo), por que me persegues? – Atos 9:4
Essa era a voz de Jesus Cristo.
Rapidamente Paulo entendeu que estava cometendo um dos maiores erros de sua vida ao perseguir os cristãos. Concluiu que Jesus era de fato filho de Deus e ao perseguir os seus, estava na verdade, negando ao próprio Deus!
Paulo, tremendo e atônito disse: Senhor (Jesus), que queres que eu faça? – Atos 9:6
Chegando em Damasco Paulo foi curado da cegueira que a luz de Jesus havia provocado. Ananias o curou pela ordem do Senhor e logo percebeu que a conversão de Paulo era de fato legítima.
Uma nova fase na vida de Paulo, de perseguidor a perseguido
Começaria então uma nova fase na vida de Paulo, de um lado era perseguido pelos judeus que não acreditavam em Jesus como o Messias, por outro lado também não era bem-vindo por aqueles que até pouco tempo, eram caçados por ele e desconfiavam portanto dos seus interesses.
Paulo de fato havia mudado. De perseguidor a defensor dos cristãos. Enfim, Paulo, o Apóstolo de Cristo.
Viver por Cristo – Levando a Palavra de Deus ao mundo
Paulo seguiu com suas viagens missionárias pregando a Palavra pelos vários cantos dominados pelo Império Romano, ajudou a fundar várias igrejas, atuou pela Galácia, Macedônia, Acaia e Ásia. Mas ainda havia a vontade de levar a Palavra de Deus até Roma.
Em Roma foi preso e condenado a morte.
Por ser cidadão romano não seria crucificado, a pior e mais humilhante pena de morte da época.
Um dos últimos textos do Apóstolo Paulo é também muito conhecido e lembrado pelos cristãos dos tempos atuais para a ocasião de falecimento de alguém querido.
2 Timóteo 4:7-8
Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé. Resta-me agora receber a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia. E não somente a mim, mas a todos aqueles que aguardam com amor sua aparição!
Legado do Apóstolo Paulo para o Cristianismo
O trabalho de evangelização de Paulo foi determinante para espalhar o que hoje conhecemos como Cristianismo.
Sem dúvidas foi a pessoa que mais converteu pessoas ao Cristianismo e quem mais atuou na divulgação da Palavra de Deus pelo mundo.
Como ele não podia circular livremente devido sua busca pelos judeus e soldados romanos, costumava enviar suas cartas aos locais onde já havia passado e formado novos centros de cristãos, sempre reavivando a Palavra de Deus.
Outro de seus textos de mais impacto está em:
1 Coríntios 13:1-13
Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine.
…
O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca perece, mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará.
…
Assim, permanecem agora a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém é o amor!
Paulo, o Apóstolo de Cristo – O filme
Existe um filme chamado Paulo, o Apóstolo de Cristo que foi feito com muito respeito aos cristãos.
Esse filme também conta com atuação de Jim Caviezel, o mesmo ator que interpretou Jesus em A Paixão de Cristo, dessa vez atuando como Lucas.
No filme, Paulo é James Faulkner, conhecido também pela sua participação em Game of Thrones, diz que durante as gravações sentia a presença do Espírito Santo.
Veja aqui o trailer do filme:
Ensinamentos de Paulo
A história de Paulo nos ensina dentre outras coisas:
- A conversão sincera, o arrependimento e seus atos de acordo com a Palavra de Deus te dão a possibilidade da vida eterna, ainda que você tenha cometido pecados anteriormente.
- O seu respeito a Palavra de Deus te recompensará. Talvez não nessa vida, não nessa terra, mas Deus não se esquecerá de você.
- Ainda que você sofra mental, fisicamente e seja até jurado de morte, se estiver atuando pelos propósitos do Senhor, terá lugar no reino dos céus, terá vida eterna alcançada e todos seus pecados perdoados.
- Em homenagem ao belo filme que retratou Paulo, coloco também a marcante frase: “O amor é o único caminho!”
Deus te abençoe e que a história do Apóstolo Paulo te encha de vida e esperança!
7 respostas
Gostaria de saber mais sobre estudos da bíblia
Muito bom saber sobre o evangelho de Paulo
Olá! Ficamos muito felizes em saber que gostou do artigo! Volte sempre!
Gostei muito do deses obter o conhecimento da istoria de Paulo
A história do Apóstolo Paulo é incrível! Deus te abençoe!
A Estátua de Paulo – posta na Praça da Sé, na Capital do Estado que leva seu nome, quando do bimilênio de seu nascimento [2009] – dispõe de mais de 30 ângulos fotográficos diferentes: tendo por alegoria de fundo à própria Catedral do Bispado (Sedes Episcopalis => daí “S.E.” => “SÉ”), todo entorno desta ilustra às principais passagens bíblicas das andanças do apóstolo. Lamentàvelmente, o Poder Público desdenha tal riqueza narrativa, nada fazendo para divulgar tais aspectos… Quem dispuser-se a aprofundar-se mais nesta temática (sendo habitante da Capital Paulista ou de alguma localidade paulistana ou nacional, entre em contato: (11) 976.412.197
Amei conhecer a vida deste servo do Senhor, grata sou por sua perserverancia em levar o evangelho a muitos, e obteram conhecimentos de Jesus o nosso Rei Senhor eterno. 🙏👏🔥Amém