Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Paulo, de perseguidor de cristãos para Apóstolo de Cristo

Paulo Apóstolo de Cristo Luz Jesus Damasco

Paulo, o Apóstolo de Cristo, foi sem dúvida um dos personagens bíblicos mais importantes para a formação da teologia cristã que temos hoje.

Para você entender a dimensão e a importância de Paulo para o Cristianismo, saiba que ele foi o autor de mais da metade do Novo Testamento. Dos 27 livros, 13 tem seu nome vinculado, ainda que existam controvérsias:

  • 1 Coríntios
  • Romanos
  • Filipenses
  • Filemon
  • 1 Tessalonicenses
  • 2 Tessalonicenses
  • Gálatas
  • 1 Timóteo
  • 2 Timóteo
  • Tito
  • Hebreus
  • Efésios
  • Colossenses

Origem e formação de Paulo

Paulo, também era chamado de Saulo, nascido em Tarso, uma região da Cilícia, hoje Turquia, nasceu em 5 a.C. (antes de Cristo), portanto, quando Jesus foi crucificado ele tinha entre 30 e 40 anos.

Paulo, apesar de ter nascido em Tarso, uma cidade muito importante economica e culturalmente, tinha cidadania romana. Esse detalhe da cidadania será utilizada por Paulo mais a frente.

É bom se situar na história e lembrar que o Império Romano dominava boa parte da Europa, da África e Oriente Médio e conduzia seu governo com muito autoritarismo, portanto, ter cidadania romana era um privilégio para a época.

Paulo teve Gamaliel como professor, um dos teólogos mais famosos entre judeus. Paulo estudava, falava vários idiomas, era culto, conhecia muito sobre as Sagradas Escrituras e entendia que o movimento crescente dos cristãos representava perigo ao judaísmo.

Paulo, o Perseguidor de Cristãos

Paulo achava que Jesus de Nazaré era uma farsa, e inclusive por isso tenha sido crucificado, além disso, entendia que todos que o consideravam o Messias e seguiam sua Palavra deviam ser punidos.

Um dia, Estevão, um destes seguidores de Jesus, foi cruelmente apedrejado até a morte. Paulo testemunhou e aprovou a atitude. Mais tarde pediu autorização aos líderes judeus para caçar, prender e punir outros que estivessem espalhando tal heresia sobre o filho de Deus.

Paulo então ficou conhecido como perseguidor de cristãos.

As últimas palavras antes de Estevão ser assassinado foram:

Vejo o céu aberto e o Filho do homem de pé, à direita de Deus.
Jesus, receba o meu espírito. Senhor, não os consideres culpados deste pecado – Atos 7:56-60

Paulo, a caminho de Damasco, sabendo que lá viviam judeus que consideravam Jesus como filho de Deus, seguiu com seus soldados com o intuito de prendê-los.

Paulo Apóstolo de Cristo Luz Jesus Damasco

A conversão de Paulo

Na estrada para Damasco, Paulo foi interrompido por uma forte luz que o cegou, ele e seus guardas então ouviram uma voz:

– Saulo (Paulo), por que me persegues? – Atos 9:4

Essa era a voz de Jesus Cristo.

Rapidamente Paulo entendeu que estava cometendo um dos maiores erros de sua vida ao perseguir os cristãos. Concluiu que Jesus era de fato filho de Deus e ao perseguir os seus, estava na verdade, negando ao próprio Deus!

Paulo, tremendo e atônito disse: Senhor (Jesus), que queres que eu faça? – Atos 9:6

Chegando em Damasco Paulo foi curado da cegueira que a luz de Jesus havia provocado. Ananias o curou pela ordem do Senhor e logo percebeu que a conversão de Paulo era de fato legítima.

Uma nova fase na vida de Paulo, de perseguidor a perseguido

Começaria então uma nova fase na vida de Paulo, de um lado era perseguido pelos judeus que não acreditavam em Jesus como o Messias, por outro lado também não era bem-vindo por aqueles que até pouco tempo, eram caçados por ele e desconfiavam portanto dos seus interesses.

Paulo de fato havia mudado. De perseguidor a defensor dos cristãos. Enfim, Paulo, o Apóstolo de Cristo.

Viver por Cristo – Levando a Palavra de Deus ao mundo

Paulo seguiu com suas viagens missionárias pregando a Palavra pelos vários cantos dominados pelo Império Romano, ajudou a fundar várias igrejas, atuou pela Galácia, Macedônia, Acaia e Ásia. Mas ainda havia a vontade de levar a Palavra de Deus até Roma.

Em Roma foi preso e condenado a morte.

Por ser cidadão romano não seria crucificado, a pior e mais humilhante pena de morte da época.

Um dos últimos textos do Apóstolo Paulo é também muito conhecido e lembrado pelos cristãos dos tempos atuais para a ocasião de falecimento de alguém querido.

2 Timóteo 4:7-8
Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé. Resta-me agora receber a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia. E não somente a mim, mas a todos aqueles que aguardam com amor sua aparição!

James Faulkner Paulo Apóstolo de Cristo

Legado do Apóstolo Paulo para o Cristianismo

O trabalho de evangelização de Paulo foi determinante para espalhar o que hoje conhecemos como Cristianismo.

Sem dúvidas foi a pessoa que mais converteu pessoas ao Cristianismo e quem mais atuou na divulgação da Palavra de Deus pelo mundo.

Como ele não podia circular livremente devido sua busca pelos judeus e soldados romanos, costumava enviar suas cartas aos locais onde já havia passado e formado novos centros de cristãos, sempre reavivando a Palavra de Deus.

Outro de seus textos de mais impacto está em:

1 Coríntios 13:1-13
Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine.

O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca perece, mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará.

Assim, permanecem agora a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém é o amor!

Paulo, o Apóstolo de Cristo – O filme

Existe um filme chamado Paulo, o Apóstolo de Cristo que foi feito com muito respeito aos cristãos.

Esse filme também conta com atuação de Jim Caviezel, o mesmo ator que interpretou Jesus em A Paixão de Cristo, dessa vez atuando como Lucas.

No filme, Paulo é James Faulkner, conhecido também pela sua participação em Game of Thrones, diz que durante as gravações sentia a presença do Espírito Santo.

Paulo Apóstolo de Cristo e Lucas

Veja aqui o trailer do filme:

Ensinamentos de Paulo

A história de Paulo nos ensina dentre outras coisas:

  • A conversão sincera, o arrependimento e seus atos de acordo com a Palavra de Deus te dão a possibilidade da vida eterna, ainda que você tenha cometido pecados anteriormente.
  • O seu respeito a Palavra de Deus te recompensará. Talvez não nessa vida, não nessa terra, mas Deus não se esquecerá de você.
  • Ainda que você sofra mental, fisicamente e seja até jurado de morte, se estiver atuando pelos propósitos do Senhor, terá lugar no reino dos céus, terá vida eterna alcançada e todos seus pecados perdoados.
  • Em homenagem ao belo filme que retratou Paulo, coloco também a marcante frase: “O amor é o único caminho!”

Deus te abençoe e que a história do Apóstolo Paulo te encha de vida e esperança!

7 respostas

  1. A Estátua de Paulo – posta na Praça da Sé, na Capital do Estado que leva seu nome, quando do bimilênio de seu nascimento [2009] – dispõe de mais de 30 ângulos fotográficos diferentes: tendo por alegoria de fundo à própria Catedral do Bispado (Sedes Episcopalis => daí “S.E.” => “SÉ”), todo entorno desta ilustra às principais passagens bíblicas das andanças do apóstolo. Lamentàvelmente, o Poder Público desdenha tal riqueza narrativa, nada fazendo para divulgar tais aspectos… Quem dispuser-se a aprofundar-se mais nesta temática (sendo habitante da Capital Paulista ou de alguma localidade paulistana ou nacional, entre em contato: (11) 976.412.197

  2. Amei conhecer a vida deste servo do Senhor, grata sou por sua perserverancia em levar o evangelho a muitos, e obteram conhecimentos de Jesus o nosso Rei Senhor eterno. 🙏👏🔥Amém

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Outros Artigos Bíblicos