Você acredita em anjos?
Pois a Bíblia menciona os anjos de Deus em vários momentos. Os anjos são seres celestiais que acompanham nosso Senhor e a humanidade desde os primórdios da criação. Em Jó 38:1-7 Deus debate com Jó em meio a uma tempestade. Nessa conversa, nosso Senhor conta que durante a criação haviam anjos celebrando, alegres! Isso nos mostra que os anjos existem desde o princípio e possuem sentimentos e entendimentos das coisas.
Aliás, cabe aqui um parênteses, toda história de Jó é muito marcante. Aconselho que depois leia nosso artigo O Livro de Jó.
Bem, é sabido também que os anjos são poderosos. Em Salmos 103:20 – “Bendizei ao Senhor todos os seus anjos, valentes heróis que cumprem suas ordens, sempre dóceis à sua palavra”
Em Apocalipse 5:11 é clara a informação que existem milhares de anjos nos céus. “Na minha visão ouvi também, ao redor do trono, dos animais e dos Anciãos, a voz de muitos anjos, em número de miríades de miríades e de milhares de milhares”
Vamos comentar alguns:
Arcanjo Miguel (O Anjo das Batalhas)
Existem alguns anjos considerados superiores, chamados de arcanjos, que são citados com destaque na Bíblia.
Um deles é o Arcanjo Miguel, que em Apocalipse 12:7-9 temos que “Houve então uma guerra no céu. Miguel e seus anjos lutaram contra o dragão, e o dragão e os seus anjos revidaram. Mas estes não foram suficientemente fortes, e assim perderam seu lugar no céu.
O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada Satanás, que engana o mundo todo. Ele e seus anjos foram lançados à terra (inferno).”Miguel ainda é citado em outra batalha contra o mal. Em Judas 1:9 temos “Nem mesmo o arcanjo Miguel, quando estava disputando com o diabo sobre o corpo de Moisés ousou fazer acusação injuriosa contra ele, deixou a cargo de Deus ao dizer: o Senhor o repreenda!”
Aqui vale uma observação que alguns acreditam que os anjos sejam na verdade, Deus. No entanto por esse versículo é possível perceber que além de não serem Deus eles respeitam as ordens e a hierarquia de Deus. Também sabemos que os anjos não são Jesus. Jesus está acima dos anjos e eles o adoram como está descrito em Hebreus 1:4-6
Outra linda passagem com anjo Miguel está descrito em Daniel 10:10-14 – “Em seguida, a mão de alguém tocou em mim e me pôs sobre as minhas mãos e meus joelhos vacilantes. O anjo Miguel disse: Daniel, você é muito amado. Preste bem atenção ao que vou lhe falar; levante-se pois eu fui enviado a você. Não tenha medo Daniel. Desde o primeiro dia em que você decidiu buscar entendimento e humilhar-se diante do seu Deus, suas palavras foram ouvidas, e eu vim em resposta a elas.”
Arcanjo Rafael (O Anjo da Cura)
O arcanjo Rafael é citado no livro de Tobias do Antigo Testamento. A Bíblia conta como o arcanjo ajudou Tobias a sobreviver a um ataque de um enorme peixe. Em seguida, como contribuiu para que Tobias pudesse combater os demônios que atormentavam sua noiva, Sara. Por fim, e não menos impressionante e milagroso, como ele ajudou Tobias a restabelecer a visão de seu pai, que era cego.
Por tudo isso o arcanjo Rafael é conhecido como o Anjo da Cura de Deus.
Arcanjo Gabriel (O Mensageiro de Deus)
Daniel foi uma das pessoas que mais tiveram contato com os anjos de Deus, o arcanjo Miguel já havia aparecido a ele como citamos anteriormente, mas desta vez Daniel foi visitado por outro arcanjo, Gabriel, conhecido por ser o anjo das mensagens de Deus.
Em Daniel 9:21-23 – “Enquanto eu (Daniel) ainda estava em oração, Gabriel, o homem que eu tinha visto na visão anterior, veio a mim, voando rapidamente para onde eu estava, à hora do sacrifício da tarde. Ele me instruiu e me disse: “Daniel, agora vim para dar-lhe percepção e entendimento. Assim que você começou a orar, houve uma resposta, que eu lhe trouxe porque você é muito amado. Por isso, preste atenção à mensagem para entender a visão…”
O anjo Gabriel então dá detalhes sobre a profecia das setenta semanas, que seria referente a vinda de Jesus.
A propósito, Maria, uma moça virgem, residente de Nazaré, também foi visitada pelo anjo das mensagens de Deus, Gabriel. A ele foi atribuída a missão de dizer que ela, Maria, daria à luz, embora virgem, ao filho de Deus e que este deveria se chamar Jesus!
Confira em Lucas 1:27-32 – “Gabriel se aproximou dela e disse: alegre-se agraciada! O senhor está com você! Não tenha medo, Maria. Você foi agraciada por Deus! Você ficará grávida e dará à luz um filho, e colocará o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado de Filho do Altíssimo.”
Qual o propósito dos anjos?
Na Bíblia encontramos diversas outras passagens mencionando a ação dos anjos a favor dos filhos de Deus.
Em Salmos 34:7 está escrito “O anjo do Senhor é sentinela ao redor daqueles que o temem, e os livra.”
Daniel, por exemplo, quando foi jogado à cova dos leões não sofreu nenhum ferimento. Está escrito em Daniel 6:22 “meu próprio Deus enviou seu anjo e fechou a boca dos leões.”
Em Atos 12:6-11 um anjo libertou o apóstolo Pedro da prisão. Veja como está na Bíblia:
“Pedro, então, ficou detido na prisão, mas a igreja orava intensamente a Deus por ele.
Na noite anterior ao dia em que Herodes iria submetê-lo a julgamento, Pedro estava dormindo entre dois soldados, preso com duas algemas, e sentinelas montavam guarda à entrada do cárcere.
Repentinamente apareceu um anjo do Senhor, e uma luz brilhou na cela. Ele tocou no lado de Pedro e o acordou. “Depressa, levante-se!”, disse ele. Então as algemas caíram dos punhos de Pedro. O anjo lhe disse: “Vista-se e calce as sandálias”. E Pedro assim fez. Disse-lhe ainda o anjo: “Ponha a capa e siga-me”.
E, saindo, Pedro o seguiu, não sabendo que era real o que se fazia por meio do anjo; tudo lhe parecia uma visão.
Passaram a primeira e a segunda guarda, e chegaram ao portão de ferro que dava para a cidade. Este se abriu por si mesmo para eles, e passaram. Tendo saído, caminharam ao longo de uma rua, e de repente, o anjo o deixou.
Então Pedro caiu em si e disse: “Agora sei, sem nenhuma dúvida, que o Senhor enviou o seu anjo e me libertou das mãos de Herodes e de tudo o que o povo judeu esperava”.
Perceba meu caro irmão, minha cara irmã, como o poder de uma oração salvou Pedro!
Uma oração a Deus, uma missão dada a um anjo e o milagre aconteceu. Sim, foi um milagre para Pedro, que era digno os olhos de Deus. Será que somos dignos também? Será que continuamos dignos? Para refletir.
E para confirmar minha interpretação dos versículos acima, temos em Hebreus 1:14 – “Todos os anjos são espíritos a serviço de Deus, que lhes confia missões para o bem daqueles que devem herdar a salvação!“
Gratidão aos anjos e a Deus por enviá-los
Meu irmão e minha irmã em Cristo, acredite na Bíblia Sagrada, acredite nos anjos. Os anjos estão mais pertos do que podemos imaginar. Muitas vezes já estão agindo ao nosso favor pelas ordens de Deus e não percebemos.
Por isso, faça sua parte conforme a Palavra e seja sempre grato a Deus, por tudo! Pois nem tudo sabemos ou saberemos. Mas o amor de Deus por quem o aceita é verdadeiro!
Lembre-se que está sob nosso controle a decisão de aceitá-lo e agirmos conforme as escrituras sagradas.
Escolha crer na Palavra, orar a Deus e ter fé! Dessa forma, certamente Deus colocará seu exército de anjos à sua disposição.
Deus abençoe a cada um de vocês!