Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O Livro de Provérbios da Bíblia Sagrada

o-livro-de-proverbios

O Livro de Provérbios é um dos mais interessantes do Antigo Testamento, porque ele trata, sobretudo, de ensinamentos práticos para o dia a dia à todos que buscam agir conforme a Bíblia Sagrada.

A origem 

O Livro de Provérbios pode ser categorizado, de maneira genérica, como sendo do tipo poético e também sapiencial ou seja, aquele que apresenta ensinamentos e provoca reflexões relativos ao cotidiano, como por exemplo: trabalho, amizade, retidão, finanças, arrependimento, justiça, dentre outros. No decorrer do artigo daremos outras situações como exemplo.

Provérbios é um Livro que transmite a antiga herança e sabedoria de Israel. Nós recomendamos muito que você o leia com muita atenção, pois os ensinamentos serão úteis e aplicáveis. 

Tradicionalmente, sua autoria é atribuída ao rei Salomão, filho de Davi. Um rei muito famoso por sua grande inteligência e autor de mais de três mil provérbios e mil e cinco cânticos (1 Reis 4:29-34). O rei Salomão também contribuiu com formação do famoso Livro de Salmos.

Além de Salomão, vamos encontrar outros autores, como Agur, filho de Jaque, no cap. 30, e o rei Lemuel, no cap. 31.

É interessante apontar que em três provérbios, capítulos 1, 10 e 25, Salomão aparece, especificamente, como seu autor. Em outros dois, cap. 22:17 e 24:23, os “sábios”, e no cap. 25, existe uma colaboração dos copistas a serviço de Ezequias, rei de Judá.

Ah! E caso você esteja se perguntando o que significa a palavra “copista”, é bem simples. Eram os responsáveis por reproduzir documentos e textos à mão. Eram como “impressoras humanas”.

o-livro-de-proverbios-1

O Livro de Provérbios e a Sabedoria Popular

Os ensinamentos de Provérbios vêm ao encontro do entendimento comum da “sabedoria popular”, que é formada a partir da experiência acumulada e passada de pais para filhos, de geração em geração, e em forma de lições de moral. Geralmente são simples, curtas, fáceis de entender e de lembrar, como por exemplo: “Não diga ao seu próximo, volte amanhã, e eu lhe darei algo, se pode ajudá-lo hoje.” – Provérbios 3:28 

Outro bom exemplo é a nossa educação cristã. Você e eu acreditamos em Jesus Cristo, em Deus e na Bíblia como fatos, mas essa sabedoria e crença não nasceu aqui no Brasil. Nasceu há muito mais tempo em um local geográfico totalmente diferente do nosso, com uma cultura e hábitos diferentes e ainda assim se manteve propagando e se tornando um direcionamento. Conclusão: muitos dos provérbios são atemporais e independentes de localização geográfica.

Como diz por exemplo o Provérbios 6:20 – “Meu filho, obedeça aos mandamentos de seu pai e não abandone o ensino de sua mãe.” 

Boa parte do livro de Provérbios é assim. Possui recomendações duradouras e é por isso que até os tempos de hoje, qualquer cristão, independente do país em que vive, ao abrir um versículo de Provérbios, encontrará relações diretas e aplicáveis com seu cotidiano.

Veja outros versículos como exemplos: 

“Quem age com bondade faz bem a sim mesmo” – Provérbios 11:17

“Cuida dos negócios da sua casa e não dê lugar à preguiça!” – Provérbios 31:27

o-livro-de-proverbios-2

Importância do Livro de Provérbios em nosso dia a dia 

Como dito anteriormente, a sabedoria de Provérbios se baseia principalmente nas situações de nossas vidas. Situações que não necessariamente são provenientes dos ensinamentos das igrejas. Mas que certamente são aprovadas e mais que isso, constam nas escrituras sagradas.

A maior parte do livro foca em nossa própria existência, seja na esfera pessoal ou coletiva.

Veja abaixo outros temas de Provérbios:

  • Família;
  • Educação de uma forma geral;
  • O adultério;
  • O relacionamento entre pais e filhos;
  • A honra nos negócios;
  • Aspectos mais gerais em relação a moral e costumes, entre outros;

Entretanto, dizer que a religião ficou fora desse livro seria muito errado. No primeiro capítulo, versículo sete, lemos: “O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino”

Isso significa que a única forma de sabedoria real que existe está numa vida sujeita a Deus.

Em outro momento nós temos “Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos”Provérbios 16:9

7 conselhos do livro de Provérbios

E para finalizar nosso artigo, quero trazer 7 conselhos de sabedoria encontrados no livro de Provérbios!

1 – Sempre confie em Deus

“Confia no Senhor de todo o teu coração e não se apoie em seu próprio entendimento. Reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e Ele endireitará as tuas veredas” Provérbios 3:5-6

Seja sempre prudente em suas escolhas mas, acima de tudo, confia no Senhor teu Deus!

2 – Diga não a arrogância!

“Quando vem o orgulho, chega a desgraça, mas a sabedoria está com os humildes. Provérbios 11:2

Seja humilde. Jamais deixe a arrogância tomar conta de si. Os melhores conselhos pertencem aqueles que sabem o momento de falar e o momento de calar.

3 – O Livro de Provérbios pede por generosidade.

“O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá.” Provérbios 11:25

o-livro-de-proverbios-3

Busque ser generoso ou generosa com as pessoas ao seu redor. Mas faça de isso de coração, pois além de agradar a Deus, você será atendido no tempo certo.

4- Cuidado com o que sai da tua boca!

“O que guarda a boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios a si mesmo se arruína.” Provérbios 13:3

Esse versículo dispensa comentários. Seja alguém que vai trazer bons conselhos, pautados na prudência e sabedorias inspiradas por Deus.

5 – Ame o ensino.

“Quem zomba da instrução pagará por ela, mas aquele que respeita o mandamento será recompensado.” Provérbios 13:13

Ame aprender, tudo que for correto! Busque o conhecimento da Palavra. Evolua como pessoa, como cidadão, como membro de uma sociedade e claro, compartilhe seus conhecimentos.

6 – Não faça nada sem pensar antes.

“O inexperiente acredita em qualquer coisa, mas o homem prudente vê bem onde pisa.” Provérbios 14:15

Aqui o conselho é simples: não faça nada sem pensar antes. Não seja ingênuo, que acredita em tudo o que dizem. Seja atento, seja cauteloso e analise tudo com atenção.

7 – Se controle!

“Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade.” Provérbios 16:32

o-livro-de-proverbios-4

Aqui a orientação é a paciência. Não seja explosivo ou impulsivo; se controle. Eu sei que é bem complicado manter o controle no mundo que vivemos hoje, mas respire fundo diante de uma situação conflitante. Conte até o número que for necessário. Tente se acalmar. Ore!

E por esse artigo, é isso. Não deixe de ver o compilado de versículos de Provérbios que criamos para você compartilhar!

Espero que tenha gostado de saber mais sobre esse maravilhoso livro da Bíblia e que seus ensinamentos o ajudem a se tornar uma pessoa cada vez melhor.

Leia-o e veja o quanto já pratica destes ensinamentos em sua vida! Acredito que já faça muito, mas é sempre bom estarmos alinhados às coisas de Deus.

Que Deus te abençoe, meu irmão e minha irmã em Cristo e até a próxima leitura!

Uma resposta

Compartilhe:

Outros Artigos Bíblicos