Versículos de 1 Pedro 2 da Bíblia Sagrada Católica.
1 Deponde, pois, toda malícia, toda astúcia, fingimentos, invejas e toda espécie de maledicência.
2 como os bebês recém nascidos desejam sinceramente o puro leite mental da palavra, para que, por ele, cresçam para a salvação,
3 se, de verdade, você provou que o Senhor é bom.
4 vocês também, como pedras vivas, estão sendo construídos uma casa espiritual, um santo sacerdócio, para oferecer sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus por Jesus Cristo.
5 Porque está contida na escritura: eis que dei em Sião uma pedra de canto, eleito e precioso; e aquele que nele crê não se envergonha.
6 Para vós, pois, quem crê é a preciosidade; mas para o desobediente, a pedra que os construtores lançaram como inútil, isso se tornou cabeça do canto,
7 e uma pedra de tropeço e rocha de ofensa; {que} tropeçam na palavra, sendo desobedientes a que também foram nomeados.
8 Mas é uma raça escolhida, um sacerdócio real, uma nação santa, um povo para uma possessão, para que apresentem as excelências daquele que vos chamou das trevas para a sua luz maravilhosa;
9 que uma vez não era um povo, mas agora o povo de Deus; que não estavam gostando da misericórdia, mas agora encontraram piedade.
10 Amados, exorto-vos, como estrangeiros e convidados, abster-se das concupiscências carnais, que guerreiam contra a alma;
11 tendo sua conversa honesta entre os gentios, que quanto a isso em que eles falam contra você como malfeitores, eles podem, através de suas boas obras, testemunharem {eles}, glorifiquem a Deus no dia da visitação .
12 ou aos governantes enviados por ele, para vingança contra os malfeitores, e louvem-lhes o bem.
13 Porque assim é a vontade de Deus, que ao fazer bem, põe em silêncio a ignorância dos homens sem sentido;
14 como livre, e não como tendo liberdade como um manto de malícia, mas como servos de Deus.
15 Honra a todos, ame a fraternidade, tenha medo de Deus, honre o rei.
16 Servos, {sejam} sujeitos com todo o medo aos seus mestres, não só para o bem e gentil, mas também para o mal-humorado.
17 Pois isso é aceitável, se alguém, por causa da consciência em relação a Deus, sofre tristezas, sofrendo injustamente.
18 Pois, para que glória é, se pecar e ser golpeado, você a suportará? mas se, fazendo o bem e o sofrimento, vós o suportarás, isso é aceitável com Deus.
19 Pois, para isso, você foi chamado; porque Cristo também sofreu por você, deixando-lhe um modelo que você deve seguir em seus passos:
20 que não fez pecado, tampouco foi encontrado engano na boca;
21 , que, quando injuriado, não revideceu; {quando} sofrimento, ameaçou não; mas deu-se nas mãos do que julga justamente;
22 que ele mesmo carregou nossos pecados em seu corpo sobre a árvore, para que, morto para os pecados, possamos viver para a justiça: por cuja raça você foi curado.
23 Pois vocês se desviaram como ovelhas, mas agora voltaram para o pastor e o superintendente de suas almas.