É muito provável que você saiba uma boa parte, ou talvez a jornada completa de Jesus na Terra, que compreende desde seu nascimento até a denominada via crucis, quando teve que carregar sua própria cruz para a morte. Mas uma dúvida que geralmente se estabelece nessa trajetória é: quem foram os apóstolos de Jesus. Quantos eram, qual era o objetivo deles, houve algum outro que o traiu além de Judas Iscariotes?
A quem não souber, Judas era um dos apóstolos, ou melhor um dos discípulos.
Apóstolo, na Bíblia, tem o sentido de “Enviado”, pois diferente do termo Discípulo que está mais para “Aprendiz” e portanto, dessa forma, é correto se dirigir aos discípulos de Jesus enquanto Ele esteve entre nós e aos apóstolos de Jesus, após a ressurreição de Cristo.
Os discípulos tinham proximidade com Jesus, então convocados pelo próprio e foram instruídos pessoalmente de como prosseguir com o evangelho. Viajaram para vários cantos do mundo a fim de levar seus conhecimentos do evangelho e testemunhos dos milagres de Jesus e assim começaram a fundar igrejas.
Inicialmente eram doze, os discípulos, posteriormente denominados apóstolos. Foram eles:
Você pode conferir esse relato do grupo nas passagens bíblicas de Mateus 10:2-4 e Lucas 6:13-16
Estes homens eram de classes sociais e atividades distintas, cada qual com suas características humanas, cada um com suas fraquezas e pontos fortes. Haviam desde pescadores a coletor de impostos. E foram os discípulos de Jesus, aqueles convocados para receberem um treinamento especial com a missão de divulgarem o evangelho conforme os ensinamentos de Deus.
Para enriquecer seu conhecimento, colocamos aqui mais informações de quem foram os apóstolos de Jesus.
Pedro, Tiago e João eram pescadores.
Pedro foi o autor dos livros da Bíblia: 1 Pedro e 2 Pedro e era o discípulo mais velho de Jesus e que exercia uma certa liderança no grupo. Foi Pedro então quem organizou a continuidade do projeto de Deus, logo após a morte e ressurreição de Jesus.
André, era irmão de Pedro e foi um dos primeiros a ser orientado por Jesus.
Tiago, filho de Zebedeu. Outro do ramo da pesca que se tornaria apóstolo de Jesus e após a ressurreição de Cristo, foi o primeiro apóstolo a morrer.
João, irmão de Tiago, foi o apóstolo que mais viveu. Foi ele que escreveu os livros da Bíblia: 1 João, 2 João e 3 João, além de passagens em Apocalipse.
Bartolomeu foi apresentado como amigo de Filipe e geralmente era considerado por Jesus como um exemplo, um modelo de devoto da Palavra de Deus.
Tomé frequentemente é lembrado por sua incredulidade da ressurreição de Jesus. Ele disse aos apóstolos que só acreditaria se pudesse ver os furos dos pregos nas mãos feridas e ainda, pudesse colocar seu dedo pelo espaço deixado. Dias depois, Jesus apareceu para os apóstolos e pediu para Tomé realizar o desafio e então, ao conseguir ver e colocar seu dedo no furo da palma da mão de Cristo, caiu em si que se tratava mesmo de Jesus. Essa passagem está registrada em João 20:24-29
Por outro lado, vale ressaltar que Tomé também foi o primeiro a colocar sua vida pela fé em Jesus, como mostra em João 11:16
Mateus, antes de ser convocado por Jesus, tinha como atividade a cobrança de impostos dos judeus em favor do Império Romano. Foi ele que escreveu o livro de leva seu nome.
Outro Tiago, o filho de Alfeu, era conhecido como Tiago Menor, bem como o apóstolo homônimo, como Tiago Maior. Acredita-se que era em função de suas estaturas porque assim seria mais fácil de referenciá-los.
Tadeu também era conhecido como Judas Tadeu. Então, é correto afirmar que haviam dois Judas no grupo dos discípulos de Jesus. Mas foi Judas Tadeu quem se tornou apóstolo de Jesus e autor do livro “Judas” na Bíblia e não Judas Iscariotes.
Simão era integrante de um grupo rebelde contrário ao Império Romano. Nos tempos atuais seria como um integrante de um grupo extremista e também foi convocado por Jesus para ser seu discípulo e posteriormente um apóstolo de Cristo.
Judas Iscariotes foi o tesoureiro do grupo de Jesus. Não se pode dizer que ele foi um apóstolo, pois não chegou a ser, morreu antes. Foi então um discípulo e seu maior erro, além de ter traído Jesus, foi ter tirado sua própria vida.
Pedro também errou ao negar três vezes conhecer Jesus, mas chorou e se arrependeu amargamente, como mostra em Lucas 22:61-62 e como citado anteriormente, depois da morte de Jesus, foi ele quem tratou de continuar a missão de Deus.
Sim! Existiram outros apóstolos.
E quem foram estes outros apóstolos de Jesus?
Bem, com a morte de Judas Iscariotes, os apóstolos se reuniram para escolher um novo membro. Chegaram então à definição de Matias. Essa passagem pode ser conferida em Atos (dos Apóstolos) 1:26
Posteriormente Paulo também foi considerado um membro do grupo dos apóstolos. Paulo não chegou a acompanhar o ministério de Jesus, mas teve a honra de vê-lo depois de ressuscitado. Depois disso se converteu e passou a compartilhar o evangelho de Deus.
Na Bíblia temos ainda menções a outros apóstolos, como Andrônico e Júnias. Provavelmente tenham sido pessoas que tiveram contato com Jesus ou com os discípulos. Essa passagem está registrada em Romanos 16:7
Podemos buscar saber quem foram os apóstolos de Jesus, suas atividades profissionais antes de serem escolhidos, detalhes de suas vidas em companhia de Jesus e até mesmo a causa de suas mortes. Que por sinal, apenas o apóstolo João teria morrido de causas naturais, enquanto os demais, tiveram mortes violentas.
Mas o maior conhecimento que podemos ter sobre aqueles que andaram ao lado de Jesus é o evangelho de Deus, aliás, não somente conhecer, mas também agir em conformidade e compartilhar com todos!
Que Deus te abençoe! Tenha fé!
Olá meus caros irmãos e irmãs em Cristo Jesus. Primeiramente, que Deus abençoe seus dias…
Olá meu querido irmão e minha querida irmã em Cristo. Espero que vocês estejam todos…
Olá meu querido amigo cristão, minha querida amiga cristã, espero que esteja tudo bem com…
No artigo de hoje vamos falar um pouco sobre alguns personagens mais importantes da Bíblia.…
No artigo de hoje vamos citar, em nossa opinião, as mulheres mais importantes da Bíblia.…
O Livro de Apocalipse ou Revelações é um dos livros mais intrigantes de toda a…