É muito provável que você saiba uma boa parte, ou talvez a jornada completa de Jesus na Terra, que compreende desde seu nascimento até a denominada via crucis, quando teve que carregar sua própria cruz para a morte. Mas uma dúvida que geralmente se estabelece nessa trajetória é: quem foram os apóstolos de Jesus. Quantos eram, qual era o objetivo deles, houve algum outro que o traiu além de Judas Iscariotes?
A quem não souber, Judas era um dos apóstolos, ou melhor um dos discípulos.
Apóstolo, na Bíblia, tem o sentido de “Enviado”, pois diferente do termo Discípulo que está mais para “Aprendiz” e portanto, dessa forma, é correto se dirigir aos discípulos de Jesus enquanto Ele esteve entre nós e aos apóstolos de Jesus, após a ressurreição de Cristo.
Os discípulos tinham proximidade com Jesus, então convocados pelo próprio e foram instruídos pessoalmente de como prosseguir com o evangelho. Viajaram para vários cantos do mundo a fim de levar seus conhecimentos do evangelho e testemunhos dos milagres de Jesus e assim começaram a fundar igrejas.
Inicialmente eram doze, os discípulos, posteriormente denominados apóstolos. Foram eles:
Você pode conferir esse relato do grupo nas passagens bíblicas de Mateus 10:2-4 e Lucas 6:13-16
Estes homens eram de classes sociais e atividades distintas, cada qual com suas características humanas, cada um com suas fraquezas e pontos fortes. Haviam desde pescadores a coletor de impostos. E foram os discípulos de Jesus, aqueles convocados para receberem um treinamento especial com a missão de divulgarem o evangelho conforme os ensinamentos de Deus.
Para enriquecer seu conhecimento, colocamos aqui mais informações de quem foram os apóstolos de Jesus.
Pedro, Tiago e João eram pescadores.
Pedro foi o autor dos livros da Bíblia: 1 Pedro e 2 Pedro e era o discípulo mais velho de Jesus e que exercia uma certa liderança no grupo. Foi Pedro então quem organizou a continuidade do projeto de Deus, logo após a morte e ressurreição de Jesus.
André, era irmão de Pedro e foi um dos primeiros a ser orientado por Jesus.
Tiago, filho de Zebedeu. Outro do ramo da pesca que se tornaria apóstolo de Jesus e após a ressurreição de Cristo, foi o primeiro apóstolo a morrer.
João, irmão de Tiago, foi o apóstolo que mais viveu. Foi ele que escreveu os livros da Bíblia: 1 João, 2 João e 3 João, além de passagens em Apocalipse.
Bartolomeu foi apresentado como amigo de Filipe e geralmente era considerado por Jesus como um exemplo, um modelo de devoto da Palavra de Deus.
Tomé frequentemente é lembrado por sua incredulidade da ressurreição de Jesus. Ele disse aos apóstolos que só acreditaria se pudesse ver os furos dos pregos nas mãos feridas e ainda, pudesse colocar seu dedo pelo espaço deixado. Dias depois, Jesus apareceu para os apóstolos e pediu para Tomé realizar o desafio e então, ao conseguir ver e colocar seu dedo no furo da palma da mão de Cristo, caiu em si que se tratava mesmo de Jesus. Essa passagem está registrada em João 20:24-29
Por outro lado, vale ressaltar que Tomé também foi o primeiro a colocar sua vida pela fé em Jesus, como mostra em João 11:16
Mateus, antes de ser convocado por Jesus, tinha como atividade a cobrança de impostos dos judeus em favor do Império Romano. Foi ele que escreveu o livro de leva seu nome.
Outro Tiago, o filho de Alfeu, era conhecido como Tiago Menor, bem como o apóstolo homônimo, como Tiago Maior. Acredita-se que era em função de suas estaturas porque assim seria mais fácil de referenciá-los.
Tadeu também era conhecido como Judas Tadeu. Então, é correto afirmar que haviam dois Judas no grupo dos discípulos de Jesus. Mas foi Judas Tadeu quem se tornou apóstolo de Jesus e autor do livro “Judas” na Bíblia e não Judas Iscariotes.
Simão era integrante de um grupo rebelde contrário ao Império Romano. Nos tempos atuais seria como um integrante de um grupo extremista e também foi convocado por Jesus para ser seu discípulo e posteriormente um apóstolo de Cristo.
Judas Iscariotes foi o tesoureiro do grupo de Jesus. Não se pode dizer que ele foi um apóstolo, pois não chegou a ser, morreu antes. Foi então um discípulo e seu maior erro, além de ter traído Jesus, foi ter tirado sua própria vida.
Pedro também errou ao negar três vezes conhecer Jesus, mas chorou e se arrependeu amargamente, como mostra em Lucas 22:61-62 e como citado anteriormente, depois da morte de Jesus, foi ele quem tratou de continuar a missão de Deus.
Sim! Existiram outros apóstolos.
E quem foram estes outros apóstolos de Jesus?
Bem, com a morte de Judas Iscariotes, os apóstolos se reuniram para escolher um novo membro. Chegaram então à definição de Matias. Essa passagem pode ser conferida em Atos (dos Apóstolos) 1:26
Posteriormente Paulo também foi considerado um membro do grupo dos apóstolos. Paulo não chegou a acompanhar o ministério de Jesus, mas teve a honra de vê-lo depois de ressuscitado. Depois disso se converteu e passou a compartilhar o evangelho de Deus.
Na Bíblia temos ainda menções a outros apóstolos, como Andrônico e Júnias. Provavelmente tenham sido pessoas que tiveram contato com Jesus ou com os discípulos. Essa passagem está registrada em Romanos 16:7
Podemos buscar saber quem foram os apóstolos de Jesus, suas atividades profissionais antes de serem escolhidos, detalhes de suas vidas em companhia de Jesus e até mesmo a causa de suas mortes. Que por sinal, apenas o apóstolo João teria morrido de causas naturais, enquanto os demais, tiveram mortes violentas.
Mas o maior conhecimento que podemos ter sobre aqueles que andaram ao lado de Jesus é o evangelho de Deus, aliás, não somente conhecer, mas também agir em conformidade e compartilhar com todos!
Que Deus te abençoe! Tenha fé!
Você acredita em anjos? Pois a Bíblia menciona os anjos de Deus em vários momentos.…
Um determinado dia, Mel Gibson, consagrado ator e diretor dos EUA, entra em contato com…
Recentemente colocamos em nosso site um compilado de versículos organizado por categorias e qual não…
Olá meu irmão, minha irmã em Cristo! Já se pegou questionando como ler a Bíblia…
Olá a todos! Que a Paz do nosso Senhor Jesus seja com todos nós! Amém!…