O Livro de Provérbios é um dos mais interessantes do Antigo Testamento, porque ele trata, sobretudo, de ensinamentos práticos para o dia a dia à todos que buscam agir conforme a Bíblia Sagrada.
O Livro de Provérbios pode ser categorizado, de maneira genérica, como sendo do tipo poético e também sapiencial ou seja, aquele que apresenta ensinamentos e provoca reflexões relativos ao cotidiano, como por exemplo: trabalho, amizade, retidão, finanças, arrependimento, justiça, dentre outros. No decorrer do artigo daremos outras situações como exemplo.
Provérbios é um Livro que transmite a antiga herança e sabedoria de Israel. Nós recomendamos muito que você o leia com muita atenção, pois os ensinamentos serão úteis e aplicáveis.
Tradicionalmente, sua autoria é atribuída ao rei Salomão, filho de Davi. Um rei muito famoso por sua grande inteligência e autor de mais de três mil provérbios e mil e cinco cânticos (1 Reis 4:29-34). O rei Salomão também contribuiu com formação do famoso Livro de Salmos.
Além de Salomão, vamos encontrar outros autores, como Agur, filho de Jaque, no cap. 30, e o rei Lemuel, no cap. 31.
É interessante apontar que em três provérbios, capítulos 1, 10 e 25, Salomão aparece, especificamente, como seu autor. Em outros dois, cap. 22:17 e 24:23, os “sábios”, e no cap. 25, existe uma colaboração dos copistas a serviço de Ezequias, rei de Judá.
Ah! E caso você esteja se perguntando o que significa a palavra “copista”, é bem simples. Eram os responsáveis por reproduzir documentos e textos à mão. Eram como “impressoras humanas”.
Os ensinamentos de Provérbios vêm ao encontro do entendimento comum da “sabedoria popular”, que é formada a partir da experiência acumulada e passada de pais para filhos, de geração em geração, e em forma de lições de moral. Geralmente são simples, curtas, fáceis de entender e de lembrar, como por exemplo: “Não diga ao seu próximo, volte amanhã, e eu lhe darei algo, se pode ajudá-lo hoje.” – Provérbios 3:28
Outro bom exemplo é a nossa educação cristã. Você e eu acreditamos em Jesus Cristo, em Deus e na Bíblia como fatos, mas essa sabedoria e crença não nasceu aqui no Brasil. Nasceu há muito mais tempo em um local geográfico totalmente diferente do nosso, com uma cultura e hábitos diferentes e ainda assim se manteve propagando e se tornando um direcionamento. Conclusão: muitos dos provérbios são atemporais e independentes de localização geográfica.
Como diz por exemplo o Provérbios 6:20 – “Meu filho, obedeça aos mandamentos de seu pai e não abandone o ensino de sua mãe.”
Boa parte do livro de Provérbios é assim. Possui recomendações duradouras e é por isso que até os tempos de hoje, qualquer cristão, independente do país em que vive, ao abrir um versículo de Provérbios, encontrará relações diretas e aplicáveis com seu cotidiano.
Veja outros versículos como exemplos:
“Quem age com bondade faz bem a sim mesmo” – Provérbios 11:17
“Cuida dos negócios da sua casa e não dê lugar à preguiça!” – Provérbios 31:27
Como dito anteriormente, a sabedoria de Provérbios se baseia principalmente nas situações de nossas vidas. Situações que não necessariamente são provenientes dos ensinamentos das igrejas. Mas que certamente são aprovadas e mais que isso, constam nas escrituras sagradas.
A maior parte do livro foca em nossa própria existência, seja na esfera pessoal ou coletiva.
Veja abaixo outros temas de Provérbios:
Entretanto, dizer que a religião ficou fora desse livro seria muito errado. No primeiro capítulo, versículo sete, lemos: “O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino”
Isso significa que a única forma de sabedoria real que existe está numa vida sujeita a Deus.
Em outro momento nós temos “Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos” – Provérbios 16:9
E para finalizar nosso artigo, quero trazer 7 conselhos de sabedoria encontrados no livro de Provérbios!
“Confia no Senhor de todo o teu coração e não se apoie em seu próprio entendimento. Reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e Ele endireitará as tuas veredas” Provérbios 3:5-6
Seja sempre prudente em suas escolhas mas, acima de tudo, confia no Senhor teu Deus!
“Quando vem o orgulho, chega a desgraça, mas a sabedoria está com os humildes.“ Provérbios 11:2
Seja humilde. Jamais deixe a arrogância tomar conta de si. Os melhores conselhos pertencem aqueles que sabem o momento de falar e o momento de calar.
“O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá.” Provérbios 11:25
Busque ser generoso ou generosa com as pessoas ao seu redor. Mas faça de isso de coração, pois além de agradar a Deus, você será atendido no tempo certo.
“O que guarda a boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios a si mesmo se arruína.” Provérbios 13:3
Esse versículo dispensa comentários. Seja alguém que vai trazer bons conselhos, pautados na prudência e sabedorias inspiradas por Deus.
“Quem zomba da instrução pagará por ela, mas aquele que respeita o mandamento será recompensado.” Provérbios 13:13
Ame aprender, tudo que for correto! Busque o conhecimento da Palavra. Evolua como pessoa, como cidadão, como membro de uma sociedade e claro, compartilhe seus conhecimentos.
“O inexperiente acredita em qualquer coisa, mas o homem prudente vê bem onde pisa.” Provérbios 14:15
Aqui o conselho é simples: não faça nada sem pensar antes. Não seja ingênuo, que acredita em tudo o que dizem. Seja atento, seja cauteloso e analise tudo com atenção.
“Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade.” Provérbios 16:32
Aqui a orientação é a paciência. Não seja explosivo ou impulsivo; se controle. Eu sei que é bem complicado manter o controle no mundo que vivemos hoje, mas respire fundo diante de uma situação conflitante. Conte até o número que for necessário. Tente se acalmar. Ore!
E por esse artigo, é isso. Não deixe de ver o compilado de versículos de Provérbios que criamos para você compartilhar!
Espero que tenha gostado de saber mais sobre esse maravilhoso livro da Bíblia e que seus ensinamentos o ajudem a se tornar uma pessoa cada vez melhor.
Leia-o e veja o quanto já pratica destes ensinamentos em sua vida! Acredito que já faça muito, mas é sempre bom estarmos alinhados às coisas de Deus.
Que Deus te abençoe, meu irmão e minha irmã em Cristo e até a próxima leitura!
Olá meus caros irmãos e irmãs em Cristo Jesus. Primeiramente, que Deus abençoe seus dias…
Olá meu querido irmão e minha querida irmã em Cristo. Espero que vocês estejam todos…
Olá meu querido amigo cristão, minha querida amiga cristã, espero que esteja tudo bem com…
No artigo de hoje vamos falar um pouco sobre alguns personagens mais importantes da Bíblia.…
No artigo de hoje vamos citar, em nossa opinião, as mulheres mais importantes da Bíblia.…
O Livro de Apocalipse ou Revelações é um dos livros mais intrigantes de toda a…