5 Lições Bíblicas para nossos filhos

O artigo de hoje é especial. Fizemos um levantamento e escolhemos 5 lições bíblicas para nossos filhos a fim de ajudá-los na sua formação em comunhão com os ensinamentos de Deus. 

Nós, pais cristãos, devemos apresentar aos nossos filhos o que sabemos a respeito da Bíblia Sagrada. Em nossa opinião, se pudéssemos resumir a mensagem da Bíblia como um todo, seria: ame seu próximo! Mas vamos seguir com a lista que selecionamos para sua leitura de hoje.

Seja muito bem-vindo!

As 5 lições Bíblicas que vão auxiliar no desenvolvimento dos seus filhos.

1º Lição: Fé

O primeiro ensinamento da nossa lista é a Fé. Ela é um dos pilares daqueles que acreditam em Deus e em Hebreus 11:6 está escrito: “…sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem se aproxima Dele precisa crer que Ele existe e que Ele recompensa a todos que o buscam…”

E em Hebreus 11:1 temos o versículo “[..] a fé é a certeza daquilo que esperamos e a convicção das coisas que não vemos”.

A fé é isso. É acreditar de forma incondicional em Deus. Acreditar que Ele existe, nos ama, cuida e quer o nosso melhor.

Quando ensinamos a fé para os nossos filhos desde o início, estamos dando a eles a oportunidade de aprender desde cedo o poder de Deus em suas vidas. Estamos oferecendo a melhor e maior proteção contra tudo de perverso que nos rodeia neste mundo.

Lembro-me desde muito cedo meus pais me ensinando a como falar com Deus, que na época eu chamava de “Papai do Céu”. Em como buscar auxílio em Deus nas minhas dificuldades e sempre acreditar (fé) que Ele estava ali comigo, mesmo que eu não O enxergasse com meus próprios olhos.

Isso fez toda a diferença para mim. Dessa forma, nunca me senti sozinho enquanto estive longe dos meus pais. Era muito bom ter um Amigo, que mesmo em oculto, sabia de tudo e queria o melhor para mim! 

Um exemplo de lição de Fé

Que tal uma lição prática de fé?

Quero citar uma parte clássica que mostra bem isso; quando os israelitas estavam em Canaã, Josué recebeu uma mensagem do Senhor lhe dizendo para rodear as muralhas de Jericó por seis dias (uma vez por dia).

No sétimo dia, era para rodear as muralhas da cidade sete vezes e em seguida tocar trombetas. Também ordenou que o povo todo gritasse junto das trombetas. Como resultado, o Senhor prometeu que as muralhas de Jericó cairiam diante deles.

Josué não questionou. Simplesmente cumpriu a ordem e a executou e o resultado vocês podem conferir com mais detalhes no livro de Josué, a partir do capítulo 5, versículo 13.

Passagens como essas devem ser contadas aos nossos filhos.

Devemos mostrar a eles como Deus pode e deve ser sempre sua fortaleza e que confiem que Ele sabe o que é melhor para nós. E que a a única forma disso ser possível é através da fé.

2ª Lição Bíblica para nossos filhos: O Amor

Aqui temos uma das lições bíblicas mais importantes para nossos filhos e todos nós cristãos. Não adianta crermos em Deus se não tivermos amor no que fazemos por Deus e com Deus. Essa lição anda junta com a primeira, a Fé.

Jesus disse, quando lhe perguntaram qual era o grande mandamento da lei:

37. Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.
38. Este é o grande e primeiro mandamento.
39. O segundo, semelhantemente a este, é: amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Mateus – 22:37-39

Mas o que é esse amor?

A forma mais clara e maravilhosa que vi até hoje sobre “o que é o amor?” está na primeira carta escrita por Paulo aos Coríntios, no capítulo 13. Ele fala sobre o amor ser o dom supremo que nós podemos ter.

E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me valerá.
1 Coríntios – 13:3

Ou seja, podemos ser ou ter tudo que quisermos na vida. Se não tivermos amor a Deus, por si próprio e principalmente pelos outros, então não temos nada!

Isso é muito profundo porque existem pessoas que fazem muito pelos outros e são até veneradas por isso, entretanto, elas não são assim por amor, e sim por vaidade. Como está escrito em Mateus 6:1“Tenham o cuidado de não praticar suas obras de justiça diante dos outros apenas para serem vistos por eles. Se fizerem isso, vocês não terão nenhuma recompensa de Deus.”

Inclusive, recomendo, se for possível, que você interrompa essa leitura agora, abra a sua Bíblia em 1 Coríntios, capítulo 13 e leia. Faça uma pequena oração antes. Tenho certeza que gostará deste conhecimento. 

O maior exemplo de amor é o próprio Cristo. Ele nos foi enviado como cordeiro na terra para ser entregue, POR nós. E é por isso que hoje, eu e você temos alguma chance de salvação espiritual. Só quem ama de maneira infinita poderia fazer isso por toda a humanidade!

Portanto ensine o amor de Deus, o amor ao próximo e seja amoroso com seus filhos. “Ensina a criança no Caminho em que deve andar, e mesmo quando for mais velho não se desviará dele!”Provérbios 22:6

3ª Lição Bíblica: Obediência

Não há como transmitir as 2 primeiras lições bíblicas ao nossos filhos se eles não nos ouvem e nem nos obedecem. A obediência é algo importante para nós. É através dela que Deus pode nos guiar e usar como instrumento.

De Gênesis a Apocalipse (1º ao último livro da Bíblia), você não vai encontrar nenhum exemplo de coisas que aconteceram sem algum nível de obediência envolvida. Todos aqueles que foram guiados e usados por Deus recebiam avisos, deveres, ordens, responsabilidades, etc, que deveriam seguir. Cada situação dentro de um contexto.

Vale dizer que essa obediência não era resultado do medo. E sim realizada através do respeito, do amor e da fé! E é aqui que entra o segredo das coisas.

Os filhos precisam respeitar os pais, não por medo, mas pelo amor. 

A Bíblia tem muitos conselhos aos jovens em relação a obediência, veja alguns:

  • Provérbios 1:8“Filho meu, ouve o ensino de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe.”
  • Provérbios 29:15“A vara da correção dá sabedoria, mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe.”

O Livro de Provérbios é uma ótima fonte para aprender mais sobre como educar os filhos e obediência aos ensinamentos de Deus.

 

4ª Lição: Perseverança

Essa lição é simples de ensinar. Nossos filhos, desde antes mesmo de terem consciência das coisas, já a praticam. Afinal, eles só aprenderam a falar, a andar e a socializar com as pessoas porque perseveraram.

Entretanto, é extremamente importante reforçarmos isso a eles. E nesse caso, vamos ter diversos exemplos bíblicos de perseverança.

Um deles, e que particularmente mais gosto, é sobre Noé. Ele recebeu de Deus a tarefa de construir uma arca porque toda a humanidade seria exterminada devido a corrupção na época.

Imagine você estar no lugar de Noé: Deus te manda construir um barco gigante porque todo mundo vai morrer. Esse barco não é para as pessoas e sim para os animais. Quem iria acreditar em Noé além de sua família? Até porque, a construção dessa arca não foi rápida. Ele precisou de tempo para executar tudo isso.

Isso significa que as pessoas provavelmente ficavam o importunando dizendo que ele era louco e que aquilo que ele estava fazendo era algo absurdo.

Mas por ele perseverar, ter fé, amar e ser obediente a Deus, seguiu firme até concluir o trabalho. Sua humildade e coração para com as coisas de Deus rendeu-lhe, no fim das contas, passagem segura para ser, junto de sua família, os únicos humanos sobreviventes do planeta.

5ª Lição Bíblica: Sabedoria

Por último, mas não menos importante, vem a sabedoria. Aqui estamos falando de ensinar aos nossos filhos como separar as coisas boas das coisas más, entender as entrelinhas e as intenções que as pessoas ao nosso redor mostram, entre outras coisas.

Sem sabedoria não temos como agir conforme os ensinamentos de Deus por que estaremos sujeitos a cair em tentações ou contradições que aos poucos podem nos afastar de Deus.

Como exemplo aqui, quero usar mais uma vez Jesus Cristo. Mais precisamente, quando Ele foi para o deserto ser tentado pelo diabo.

Exemplo de lição de sabedoria: A tentação de Jesus

Esse relato está na Bíblia em Mateus, no capítulo 4. Os livros de Marcos e Lucas também narram esse episódio.

Resumidamente, Jesus foi para o deserto jejuar durante 40 dias e 40 noites e durante esse tempo ele foi tentado por Satanás. Na primeira vez, notando que Cristo estava com fome, o inimigo apareceu para ele e o desafiou a fazer com que as pedras ao seu redor se transformassem em pão, afinal, ele era o Filho de Deus. Porém, Cristo respondeu que “nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que procede a boca de Deus”.

Na segunda vez, o diabo tentou ser mais esperto e usou as próprias escrituras contra Jesus. Ele o levou ao pináculo do templo e disse que Jesus deveria se jogar de lá, já que está escrito “Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem;” e “Eles te sustentarão nas suas mãos, para não tropeçares em nenhuma pedra.” Entretanto, Cristo respondeu “Também está escrito: Não coloque a prova, seu Senhor, teu Deus.”

Por último, o levou sobre um alto monte e mostrou todos os reinos do mundo e a glória deles e prometeu que aquilo tudo seria de Cristo se ele se postasse diante dele. Jesus mais uma vez respondeu “Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a Ele darás culto.”

Nessa passagem, percebemos quanto a sabedoria é importante. Até o diabo conhece a Bíblia de capa a capa. E ele pode (e VAI) usar isso contra nossa alma a fim de nos ganhar. Mas se buscarmos as lições bíblicas com sabedoria nossos filhos não serão enganados por palavras bonitas, distorcidas para um propósito diferente do de Deus em suas vidas.

Ensine seus filhos sobre a necessidade da sabedoria divina.

Conclusão

Todas essas 5 lições bíblicas para nossos filhos são importantes para o seu desenvolvimento como cristão, como um ser humano de bem, em acordo com a Palavra de Deus. Relembrando as lições bíblicas: Fé, Amor, Obediência, Perseverança e Sabedoria.

Também sou pai e entendo os desafios de adequar meu conhecimento com as novas gerações. Às vezes não é fácil, não é? Mas nós, cristãos, que acreditamos em Deus, na Bíblia e em Jesus Cristo, sabemos que é o melhor para eles. E não estou me referindo a igrejas, religião, e sim simplesmente viver sob um propósito maior (Deus), de amor, de honestidade, de retidão, de respeito e humildade.

Tudo que escrevi aqui eu realmente pratico, respeitando claro, cada fase da vida. Com diálogo, com respeito e principalmente, com amor.

Existem muitas outras lições importantes na Bíblia. Então sempre a leia e apresente suas lições também. Tire um tempo e leia as histórias com seus filhos. Isso será de extrema valia no futuro deles. 

Eu desejo a você, meu irmão, minha irmã em Cristo, uma semana muito abençoada e cheia de Paz e Vida.

Que Deus te abençoe muito e até o próximo artigo!

admin

Recent Posts

Os versículos mais lidos na internet – Parte 1

Sempre tivemos a curiosidade de saber quais são os versículos mais lidos na internet. O…

2 anos ago

Um guia para se aproximar de Deus

Já sentiu a necessidade de se aproximar de Deus? Mesmo eventualmente se considerando cristão? Pois…

2 anos ago

Salmo 91 – Mantenha sua Bíblia aberta nele

Provavelmente você já conhece o versículo: "Mil cairão ao seu lado e dez mil a…

2 anos ago

Em tudo dai graças, por Danilo Gentili

Existem versículos na Bíblia que são poderosos como instrução. Não há margens para dúvidas ou…

2 anos ago

Como Thiago Nigro, o Primo Rico, passou a acreditar em Deus?

Thiago Nigro é um especialista em investimentos, influencer na área da educação financeira e tem…

2 anos ago

O que Deus quer me dizer?

Até mesmo Jó quis saber o que Deus queria lhe dizer Talvez você esteja passando…

2 anos ago