Hoje vamos falar sobre como a Bíblia pode nos ajudar no combate a depressão. Essa situação tão complicada que assola muitos de nós.
Que essa leitura seja abençoada por Deus, nosso Pai, e também Senhor Jesus Cristo.
Primeiramente, vamos entender um pouco melhor o que é a depressão, e em seguida, vamos buscar ajuda na Palavra de Deus.
Lembrando, se você ou alguma pessoa próxima se encontra nessa situação, procure ajuda profissional. Deus estará ao seu lado para te ajudar e guiar nesse momento, mas é importantíssimo que haja acompanhamento próximo de um psiquiatra ou psicólogo para melhores resultados. Deus pode e quer te ajudar, mas lembre-se também que existe o livre arbítrio. É preciso querer melhorar! Buscar a terapia ou algum bom ombro amigo. É preciso buscar a Deus!
O que é depressão?
Primeiramente, depressão não é um problema espiritual. Eu quero começar com essa afirmação porque já ouvi de inúmeras pessoas que quando uma pessoa passa por algum processo que desencadeia algum tipo de tristeza, ela está “tomada pelo espírito da depressão”.
A depressão é uma doença psiquiátrica crônica e recorrente que produz uma alteração do humor caracterizada por uma tristeza profunda, sem fim, associada a sentimentos de dor, amargura, desencanto, desesperança, baixa autoestima e culpa.
Entretanto, não confunda a depressão com a tristeza ocasional que sentimos naturalmente em nossas vidas. Por exemplo, o fim de um relacionamento, a morte de algum ente querido, a perda de um emprego, problemas financeiros, desentendimentos com amigos ou familiares, etc.
Tudo isso acontece com todos nós várias vezes ao longo de nossas vidas! Porém, quem não sofre com a depressão consegue sempre encontrar uma forma de dar a volta por cima e continuar com sua vida normalmente.
Mudanças de Comportamento
E é aqui que mora a diferença. Quem é depressivo não deixa de sentir a tristeza. É como se ela não desse trégua nunca. E não importa se está acontecendo alguma coisa que a explique ou não. Por conta disso, o humor de quem é afetado pode ficar por dias a fio alterado dependendo da situação.
Também notamos mudanças de comportamento. A pessoa começa a se fechar mais, a não querer sair tanto para conviver com outras, perde o interesse em tudo aquilo que antes a fazia feliz e dava prazer e é muito comum ela acreditar que não existe nada que possa mudar a sua realidade, é quando ela começa a ter pensamentos suicidas por achar que é culpada de não conseguir sair desta situação ou por se sentir um peso para as outras pessoas.
E, por último, a depressão pode variar de pessoa para pessoa em grau de intensidade e também na duração. É por isso que eu comecei dizendo que é importante a ajuda de um profissional capacitado no tratamento. Porque depressão tem cura!
E quais são os sintomas?
Eu não vou me aprofundar muito mais nesse assunto por não ser especialista na área e também porque esse não é o propósito do nosso artigo. No entanto, quero deixar uma lista de sintomas que podem aparecer para quem sofre com a doença.
- Alteração de peso (perda ou ganho de peso não intencional);
- Dificuldade para dormir (insônia) ou sonolência excessiva quase todos os dias;
- Problemas psicomotores (agitação ou apatia psicomotora, quase todos os dias);
- Fadiga ou perda de energia constante;
- Culpa excessiva (sentimento permanente de culpa e inutilidade);
- Dificuldade de concentração (habilidade diminuída para pensar ou concentrar-se);
- Ideias suicidas (pensamentos recorrentes de suicídio ou morte);
- Baixa autoestima;
- Alteração da libido.
É importante dizer que quando a depressão começa, muitas vezes esse sintomas passam despercebidos, porque as coisas vão acontecendo ao longo do tempo e não de forma repentina.
Porém, sempre fique atento se você ou pessoas do seu círculo apresentarem comportamentos de isolamento, tristezas por longos períodos ou ideias de autodestruição porque isso pode ser indicativo para depressão mesmo que outros sintomas não estejam associados ou não sejam percebidos.
Se não é um problema espiritual, então como a Bíblia pode ajudar no combate a depressão?
A começar que “Para Deus NADA é impossível!” – Lucas 1:37
E embora eu tenha dito que a depressão não é um problema na nossa alma, ela também atinge a parte espiritual por tabela. Nós vivemos num corpo material e nossa alma está aqui dentro. Portanto, a qualidade da nossa vida terrena atinge diretamente a qualidade da nossa vida espiritual.
A Bíblia é a Palavra de Deus escrita. Nela vamos encontrar a história de muitos homens e mulheres que foram devotos a Deus e assim como você e eu, essas pessoas também sentiam as mesmas coisas que sentimos hoje. O próprio Cristo, nosso eterno Salvador, teve que sentir todas as dores dos homens para que seu propósito fosse cumprido na terra para nossa salvação!
Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.
Um pequeno relato pessoal
Eu, que aqui agora escrevo esse texto, também já passei pela depressão. Afinal, ninguém melhor do que alguém que já passou por isso para contar sua história, mas principalmente, dizer: meu irmão, minha irmã, eu te entendo!
No meu caso, a depressão, não foi tão intensa quanto poderia ter sido, pois procurei ajuda profissional logo que percebi que havia algo de errado. Mas perdi um bom tempo de minha vida me sentindo muito mal e com boa parte dos sintomas descritos acima, inclusive pensamentos suicidas. Não consigo sequer estimar quantas vezes me pegava triste, chorando sem motivo aparente, sem querer me olhar no espelho, sem querer levantar, comer, sem motivação para nada e ao mesmo tempo sentia vergonha de estar daquela forma, de não conseguir simplesmente “seguir a vida”.
Eu te entendo.
Bem, como disse acima, busquei ajuda psicológica, mas em paralelo tinha Deus ao meu lado. Que saber exatamente como usei a Bíblia para ajudar no combate à minha depressão?
Eu lia quase que diariamente, ou sempre que estava triste, o que no final era quase a mesma coisa, o Livro de Salmos.
Minhas leituras da Bíblia para ajudar no combate a minha depressão
Lembro-me bem de alguns versículos até hoje. Em Salmos 69, por exemplo, temos uma oração à Deus em pedido de proteção.
Salva-me, ó Deus!, pois as águas subiram até o meu pescoço.
Nas profundezas lamacentas eu me afundo, não tenho onde firmar os pés. Entrei em águas profundas; as correntezas me arrastam.
Salmos 69:1,2
Quando eu queria ou precisava de ânimo, lia o Salmos 91, que nos estimula a confiar em Deus porque ele é o único refúgio seguro em todas as adversidades e perigos.
Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderosopode dizer ao Senhor: Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio.Ele o livrará do laço do caçador e do veneno mortal.Ele o cobrirá com as suas penas, e sob as suas asas você encontrará refúgio; a fidelidade dele será o seu escudo protetor.Você não temerá o pavor da noite, nem a flecha que voa de dia,nem a peste que se move sorrateira nas trevas, nem a praga que devasta ao meio-dia.Mil poderão cair ao seu lado, dez mil à sua direita, mas nada o atingirá.Salmos 91:1-7
E claro, quase sempre o Salmos 23, que nos mostra como Deus é amoroso e fiel para conosco quando depositamos nEle toda a nossa confiança.
O Senhor é meu pastor, nada me faltará.Em verdes prados ele me faz repousar. Conduz-me junto às águas refrescantes,restaura as forças de minha alma.
Ainda que eu atravesse o vale escuro, nada temerei, pois estais comigo.
Depois de algum tempo de tratamento psicológico e em paralelo, sempre buscando o auxílio divino, consegui dar a volta por cima e hoje tenho uma vida muito mais tranquila!
Exemplos bíblicos de como a Bíblia pode ajudar no combate a depressão
Voltando para a Bíblia, podemos utilizar a história de Elias que teve sua vida ameaçada, fugiu para o deserto e muito triste e isolado chegou a desejar a morte.
Deus, por sua vez, com todo o amor e cuidado mandou seu anjo no deserto duas vezes para dizer “Levante-se e coma, pois a viagem será muito longa!” – 1 Reis 19:7
E quando chegou seu verdadeiro momento de partir, Deus elevou Elias ao céu num “carro de fogo com cavalos de fogo” – 2 Reis 2:11.
Houve também Noemi que ficou com uma tristeza profunda depois que perdeu seu marido e seus filhos. Não havia mais alegria de viver e tentou se isolar dos poucos que restavam. Ela chegou a sentir abandonada também por Deus.
Mas Deus não tinha abandonado Noemi, pelo contrário, queria tanto seu bem que usou de Rute, sua nora, com sua amizade sincera para resgatar a alegria de Noemi.
Na Bíblia, em Rute 1:16, Rute diz: “não insistas comigo que te deixe e não mais a acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus!”
Na depressão um dos primeiros comportamentos é buscar o isolamento.
Se isso está acontecendo com você ou se você conhece alguém nesta situação, saiba que Deus coloca amigos em nosso caminho para nos ajudar. Nos tempos atuais pode ser aquele velho amigo(a) que não encontramos há tempos, mas temos muito carinho e histórias, pode ser também aqueles que conhecemos há pouco, mas já temos um sentimento real de amizade.
Talvez seja a hora de rever a agenda e ligar para seus amigos e ver como eles estão, que tal? Ah, e se o seu telefone tocar, atenda-os, claro!
Certo, mas o que fazer no meu caso? (sou depressivo ou conheço alguém com depressão)
- Primeiro, procure ajuda especializada. Afinal, você vai gostar de alguém que não vai te julgar ou apontar por nada que contar ou estiver passando.
- Depois, busque a Deus em orações. Seja sempre sincero com Ele e abra o seu coração. Conte tudo o que está sentindo.
- Faça como eu fiz, use também a Bíblia para ajudar no combate a sua depressão. Leia a Palavra de Deus todos os dias. Pode ser aqui no site, através de nossos posts, pode ser através da sua Bíblia física, mas use-a! A Bíblia contém diversos exemplos lindos sobre vitórias e a fé em Deus. Se quiser, comece com nossa dica, leia o Livro de Salmos.
- Procure se manter próximo de sua família e amigos. Deixe-os te ajudar na medida do possível. Você não precisa ficar ao lado deles o tempo todo, mas não se isole demais. Tenha um pouco de paciência com eles também. É comum as pessoas tocarem em assuntos sensíveis sem querer e/ou não conseguir compreender o que estamos passando, mas saiba, eles só querem que você fique bem!
- Cuide de sua saúde. Fique atento com sua alimentação e não descuide de cuidar do seu condicionamento físico. Outras doenças podem surgir e deixar a sua depressão ainda mais difícil de lidar.
- Trabalhe. Estude. Aprenda algo. Se coloque um objetivo. Pode ser o momento de aprender a tocar um instrumento, um idioma, um trabalho novo, um Curso.
- Acompanhe também a Campanha Setembro Amarelo promovida pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM na prevenção ao suicídio.
E saiba que você é especial.
Saiba que existem pessoas que te amam.
Que Cristo te ama! Ainda não é possível vê-lo com seus próprios olhos, mas acredite, Ele está ao seu lado, de braços abertos pra te ajudar. Busque-o! Escolha buscar a Deus!
Tudo tem um tempo na nossa vida e nem sempre entendemos o porquê passamos pelo que passamos. Mas todas as coisas que acontecem tem um propósito diante de Deus. Ele jamais vai te desamparar. É preciso ter fé! Talvez essa seja sua atitude mais importante, tenha fé!
Elias e Noemi encontraram a vitória! Eu também! Sou prova em dizer, busque ajuda profissional e nossas dicas de como a Bíblia pode ajudar no combate a depressão!
Não desista! Tenha fé! Acredite, você é importante e tudo isso vai passar! Aceite ajuda!
Que a Paz de Deus e de Jesus Cristo seja com você neste momento difícil.
AMÉM!