Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Antonio Sena, o piloto de avião que caiu na floresta Amazônica, se reencontrou com Deus e foi resgatado após 36 dias

Antonio Sena piloto avião resgatado após 36 dias desaparecido na Amazonia. Foto Marcelo Seabra

Quanto tempo você acha que conseguiria sobreviver na floresta Amazônica, sozinho, com alguns pães e refrigerantes?
Sem armas, ferramentas, roupas extras, calçados apropriados, saco de dormir, mais nada… Talvez alguns dias, 1 semana quem sabe? Devo ressaltar que se tudo isso já não fosse suficiente para ir contra sua sobrevivência, você ainda teria que enfrentar o frio, o calor, a chuva, a umidade, a escuridão, os animais, os insetos, as doenças, a vegetação e o terreno, sem contar o lado psicológico, a saudade, a fome, a sede, a vontade de desistir…

Para dar mais imersão nessa situação hipotética, saiba que as buscas oficiais por sobreviventes em regiões de mata, mar, deserto, montanha, neve ou quaisquer outros lugares isolados, geralmente se encerram no oitavo dia.

Portanto, você tem 8 dias para se manter vivo e caso não seja encontrado ou pelo menos vestígios de que você possa estar vivo, as buscas se encerrarão.

No artigo de hoje vamos ver a incrível história de alguém que passou por isso.
Antonio Sena é um piloto de avião que caiu no meio da floresta Amazônica e em dado momento tinha certeza que seria seu fim, mas nessa jornada pela vida, teve seu reencontro com Deus e foi resgatado após 36 dias!

Antonio Sena, piloto de aviao numa de suas viagens. Foto Reprodução Redes Sociais
Antonio Sena, piloto de avião numa de suas viagens. Foto: Reprodução / Redes Sociais

O acidente de avião

Antonio Sena é um piloto experiente, mas sobrevoar uma floresta imensa, onde as cidades estão distantes dezenas ou até centenas de Km, com um avião de apenas 1 motor (monomotor), transportando produto inflamável, deixam as condições mais preocupantes que o normal.

Um dia, numa dessas viagens de transporte de produto, o motor do avião simplesmente parou.

Com sua experiência e treinamento tentou retomar o funcionamento do avião, usou todos os protocolos de emergência, mas a cada etapa realizada, um check a menos do que poderia ser feito.

Até que tudo que poderia ser feito, foi feito. Então, chega uma hora que o piloto sabe que a queda é irreversível e avisa a torre, com o terrível sinal “mayday”.

As árvores da floresta Amazônica são enormes, robustas, não podem ser derrubadas facilmente, sendo assim, um choque com o avião de pequeno porte causaria muito dano a fuselagem e no rasgar da estrutura, criar faíscas pelo atrito. Como disse antes, o produto transportado era combustível.

Antonio sobrevive a queda

De forma milagrosa, Antonio Sena sobrevive a queda. Não sofreu ferimentos graves, nenhum osso quebrado e sequer perda temporária da consciência.

Consegue sair do avião e entender que estava vivo e ileso. Resolve voltar ao avião e retirar sua mochila e seus poucos recursos antes da explosão.

Um verdadeiro milagre de Deus.

Manter-se vivo e aguardar o resgate

Antonio tinha passado por treinamentos de sobrevivência e sabia que, o melhor a fazer naquela situação, era montar um acampamento próximo aos destroços, o mais resistente que pudesse, longe de água corrente e providenciar fogo.

Em seguida, aguardar. Apenas aguardar.

O resgate veio, mas…

Alguns dias haviam se passado até que Antonio ouviu o som dos motores de um avião que estava circulando a região.

Era o avião para o seu resgate.

O avião chegou bem próximo do local, Antonio inclusive conseguiu ter contato visual, mas lá de cima eles não conseguiram ver os destroços. Antonio acenava e gritava por socorro, mas aos poucos o som dos motores foi ficando cada vez mais baixo, até que não se ouviu mais nada… Apenas o “silêncio” da floresta.

Floresta Amazonica vista de cima
Floresta Amazônica vista de cima

As esperanças estão indo embora

Com a frustração de quase ter sido resgatado, arrumou suas coisas e resolveu seguir para o caminho de onde veio com seu avião.

E depois de quase 1h quebrando a mata, se cortando, tentando vencer um terreno quebradiço e sujo, com insetos que picavam, ele havia avançado apenas alguns metros.

Percebeu que aquele plano não favorecia suas chances e então, desistiu da ideia.

De volta ao acampamento, Antonio pensou que seria o fim. Fez um vídeo de despedida para seus familiares com a pouca bateria que tinha do seu celular, que infelizmente, como era de se imaginar, não captava nenhum sinal.

Conversa com Deus, uma reflexão sincera

Antonio sempre foi do tipo otimista, mas naquele momento estava muito cansado físico e mentalmente, chorando, se sentindo um derrotado e passou a cogitar que não iria sobreviver.

Pediu a Deus que se fosse para ele morrer, que enviasse logo uma onça.

Sozinho, sem esperanças de resgate ou sair dali… O que você faria?

Antonio foi criado em ambiente cristão, mas estava algum tempo longe de Deus. Aquele momento próximo do que parecia ser seu fim passou a ser uma conversa franca com o Senhor.

Ele revisitou todas suas tristezas, angústias, erros e até decepções com Deus.

E nessa conversa franca com Deus ele concluiu que nós, seres humanos, somos formados por 3 aspectos: corpo, mente e espírito.

O corpo e a mente de Antonio já estavam se desgastando, começando a não corresponder mais com o instinto de sobrevivência.

Mas ainda havia outro aspecto, o espírito. Sobre isso, Antonio explica que independente se você acredita em Deus ou no Universo ou em qualquer coisa superior, é nisso que você precisa se apegar.

Para ele, era Deus! O Criador.

E foi depois dessa reflexão com Deus, que passou um tempo planejando e se apegando cada vez mais ao Senhor, pedindo forças para se manter focado na sua jornada pela vida.

Dois dias depois Antonio deixaria novamente seu acampamento para trás, mas dessa vez seria para escapar de vez da floresta com vida.

Mesmo com tudo contra, siga seu plano

A cada metro que ele avançava, a cada mata desbravada, a cada monte que ele escalava era uma vitória.

Estivesse chovendo, fazendo sol forte, precisando aguentar o frio, a umidade e as vezes as tempestades a noite que derrubavam árvores gigantes, em tudo ele agradecia ao Senhor.

Obviamente não foi nada fácil. Passou inclusive por caminhos mais difíceis que aquele que o fez retornar ao primeiro acampamento.

Antonio Sena andava pelo período da manhã, desbravando a selva com apenas um canivete e quando o sol estava no ponto mais alto era a hora de buscar por um abrigo, que teria que ser construído em local seguro, longe de locais com água corrente, minimamente preparado para eventuais chuvas ou ventanias. Precisava também buscar lenha seca para fazer fogo.

Lembra dos recursos que ele havia retirado do avião? Eram apenas 12 pães e 4 latas de refrigerantes.

Não duraram muitos dias. Os pães estragaram rápido com o tempo e o clima.

Sua alimentação já era há muitos dias baseado apenas em frutas que conhecesse ou aquelas em que via outros animais consumindo. Assim evitava comer algo venenoso.

Floresta Amazônica vista por baixo
Floresta Amazônica vista por baixo

Deus se manifesta e está junto na jornada pela vida

E assim Antonio prosseguia, dia a dia, e quando fraquejava sentia a presença de Deus dando-lhe calma e lembrava dos seus irmãos e familiares. Então voltava ao foco do seu objetivo e continuava em frente.

E ainda que estivesse com todos os medos, perigos e angústias, ele também encontrava momentos de beleza quando se deparava com uma paisagem exuberante ou quando se lembrava da sua maior motivação, que era poder sentar junto com sua família mais uma vez. Ele diz que tinha muito clara a cena em sua mente desse encontro.

Caminhou desbravando a selva conforme seu planejamento por dias, semanas…

No 36º dia de sua jornada ele finalmente se encontrou com outras pessoas. Eram trabalhadores que estavam avançando na floresta em busca de produtos de época.

36 dias.
Sozinho.
Quando seu corpo dizia não aguento, quando sua mente queria desistir, seu pilar espiritual dizia, tenha fé! TENHA FÉ!

Acredite no impossível!

Normalmente nós terminamos nossos artigos com alguma reflexão cristã.

Mas dessa vez acreditamos que a história que Antonio passou, ainda que relatada de forma resumida por nós, seja suficiente para sua reflexão e o exercício da sua fé.

Antonio Sena piloto avião resgatado após 36 dias desaparecido na Amazonia. Foto Marcelo Seabra
Antonio Sena piloto avião resgatado após 36 dias desaparecido na Amazonia. Foto – Marcelo Seabra

Registros em detalhes para todos que buscam uma história de superação, resiliência e fé em Deus

Antonio Sena escreveu um livro com todos os detalhes dessa incrível jornada e recomendamos que adquira, independente se você acredita em Deus, no Universo ou em algo superior.

São mais de 140 páginas contando em detalhes uma história de força, superação e resiliência que todos deveriam ler para usar como referência em seus desafios particulares.

Você pode adquirir o livro físico pesquisando na internet por Antonio Sena, 36 dias, Editora Buzz.

Veja também a entrevista que ele deu ao canal À Deriva Podcast.

Aproveite!

Meu caro irmão, irmã em Cristo que Deus te abençoe e independente do que estiver passando na sua vida, faça como Antonio Sena, reflita com Deus, seja sincero e humilde, reconheça seus erros, faça novos planos, trace objetivos, tenha em mente uma forte motivação e inicie sua jornada.

Siga em frente acreditando no impossível até realizar seu objetivo.

Ore, levante-se e faça sua parte!

Em todas as circunstâncias deem graças a Deus, pois essa é sua vontade… – 1 Tessalonicenses 5:18

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Outros Artigos Bíblicos